segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O que é Impedância?

O QUE SIGNIFICA IMPEDÂNCIA?


Que negócio e esse de Impedância, você ja ouviu falar nisso?
Mas o que significa essa palavra que causa tanta dor de cabeça nos profissionais do segmento?
Sua explicação é simples, vejamos: Impedância é a resistência que a bobina móvel oferece ao sinal de áudio. Ou seja, o enrolamento da bobina do auto-falante exerce uma resistência à passagem da corrente elétrica, dependendo do material, secção transversal, temperatura e do comprimento do fio. Esta resistência é medida em ohms, da mesma forma que um resistor.
Mas se ela é medida em ohms como num resistor, porque não dizemos "resistência" ao inves de "impedância"? Será que é apenas um termo técnico ou um fator de complicação para o instalador de som? Alguns instaladores sentem muitas dificuldades para entender este processo e fazer o áudio funcionar corretamente.
A impedância é importante para a adaptação do auto-falante à saída do amplificador, sendo que a impedância de ambos devem ser iguais para evitar perder a eficiência ou danificar o próprio aparelho.
Assim, foi criado o termo "casar a impedância" dos equipamentos, ou seja, igualar a impedância de saída do aparelho com a impedância da bobina do auto-falante.veja nos exemplos:

1) Impedância Casada - Excelente, Terá o maximo de rendimento sem danificar ambos.

2) Impedância do equipamento menor ao do auto-falante - O aparelho apresentará baixo desempenho, pois trabalhara com nivel maior de bloqueio (Resistência).

2) Impedância do equipamento superior ao do auto-falante - O aparelho irá lançar ao auto-falante potência acima do suportado, pois terá menos bloqueio (Resistência) podendo correr o risco de danificar o falante.

Mas, pode-se entabelecer impedância que case com o aparelho usando 2 auto-falantes, como?

É possivel fazendo o chamado "Casar de Impedância" pois se você tem 2 falantes com impedância de 4 ohms, vc pode ter com eles impedância final de 2 Ohms ou 8 ohms.

Fazendo uma ligação em paralelo - que é ligar Positivo(+) do falante (1) com oPositivo(+) do falante (2), e Negativo(-) do falante (1) com o Negativo(-) dofalante(2). Fazendo essa ligação a Impedância (CAI), ou seja diminui pela Metade, ex.: 2 falantes de 4 ohms ligados em paralelo teram a impedância final 2 Ohms, como 2 falantes de 2 ohms teram a impedância final 1 Ohms, sempre cai a metade.

Fazendo um Ligação em Série - que é ligar Positivo(+) do falante (1) com oNegativo(-) do falante (2), e Positivo(+) do falante (2) liga no Aparelho, e o Negativo(-) do falante (1) no aparelho. Fazendo essa ligação a Impedância ( SOBE), ou seja aumenta somando, ou seja, 4 ohms + 4 ohms = 8 ohms final, ec.: 2 falantes de 2 ohms ligados em Serie teram a impedância final 4 Ohms pois 2 + 2 = 4, como 2 falantes de 4 ohms teram a impedância final 8 ohms, pois 4 +4 = 8.


Espero ter ajudado...

Qualquer dúvida ou Opinião nosso msn:

eletrosom.som.automotivo@hotmail.com

Um comentário:

  1. Com resistor eu consigo casar a impedância entre amplificador e caixa?

    ResponderExcluir